A preparação para o relacionamento com a imprensa, por meio do Media Training, é a melhor saída para o porta-voz que deseja se expor nos veículos de comunicação, em nome dele mesmo (no caso de artistas, atletas e profissionais liberais) ou da instituição que representa.

Por isso, fique de olho nos enganos cometidos por quem dá entrevista e aprenda com as dicas:

1. Olhar para a câmera: como a conversa é com o repórter, olhe diretamente para ele.

2. Ser prolixo: a dica é para ser direto e objetivo. Vá direto ao assunto, sem fazer rodeios, nem o uso de muletas linguísticas (com certeza, então, veja bem, olha, na verdade).

3. Achar que é algo pessoal: entrevista não é ataque, portanto tente entender por que o repórter fez determinada pergunta e não se exalte.

4. Dar com a língua nos dentes e dizer algo diferente do discurso acertado com a instituição. Se não é hora de divulgar alguma informação, espere.

5. Pedir para ler a matéria antes da publicação: o jornalista precisa ter autonomia para escrever o que achar conveniente.

É claro que estes são só lembretes. Existem muitos outros macetes para compreender melhor como funciona a dinâmica da imprensa e aparecer bem na hora da entrevista. Você pode encontrar muito mais em Backstage: lições de Media Training em 31 histórias sobre os bastidores de entrevistas jornalísticas, livro de minha autoria que está à venda na Editora Comunica.

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