Media Training

9 livros que você não pode deixar de ler

O melhor da teoria que vai te ajudar na prática da comunicação pessoal

Se você tem o desejo de se comunicar melhor e se dá conta disso toda vez que faz uma apresentação em público, dá uma entrevista para a imprensa ou mesmo no relacionamento interpessoal, então terá que investir nos estudos sobre si mesmo. Sim, o autoconhecimento é o maior presente que você pode ter e se permitir. Depois que iniciar o roteiro sobre como você funciona, poderá se desenvolver como um comunicador seguro, autoconfiante e atraente para o público.

Na lista que eu elaborei, só tem livros que eu já li e, por isso, recomendo. São obras muito valiosas que trazem conhecimento sólido para quem deseja se desafiar. Se você não gosta muito de ler, mas quer se aprimorar, aí vai uma sugestão: leia um capítulo por dia ou programe-se para ler 10 páginas por semana. A tarefa não vai lhe tomar nem uma hora e, ao final, sentirá que investiu seu tempo como deveria para chegar ao objetivo que pretende.

De que adianta investir em cursos de oratória, aprender técnicas de comunicação, se você não se conecta? Mais uma vez John Maxwell foi certeiro ao afirmar que TODOS SE COMUNICAM, POUCOS SE CONECTAM. A comunicação vai muito além de técnicas; isso é o que eu defendo e por isso uso o coaching para ajudar quem deseja se comunicar melhor. Esse livro é campeão, é de longe o meu preferido!
A cientista Brené Brown estuda vergonha e vulnerabilidade. Ela já pesquisou muito sobre os temas e colocou parte de suas conclusões em A CORAGEM DE SER IMPERFEITO, um livro espetacular. Ao trabalhar os motivos da vergonha, você naturalmente vai entender o porquê ainda se esconde e ganhará a coragem de se expor, apesar de ser imperfeito (como todos nós somos, aliás).
Depois que Marshall B. Rosenberg organizou as técnicas de COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA, a forma como nos comunicamos mudou. De forma simples e objetiva, ele explica como se relacionar colocando o outro em primeiro lugar para promover relacionamentos saudáveis. Se eu fosse você, eu leria esse livro HOJE.
Não é sobre conseguir o que se quer a qualquer custo, não é sobre passar por cima dos outros. No livro de Dave Lakhani, a lição passa por se posicionar para conquistar credibilidade e a atenção do outro. E quando você tem isso, você está desenvolvendo a PERSUASÃO: A ARTE DE CONSEGUIR O QUE VOCÊ QUER.
O que significa ter sucesso nas relações interpessoais? Pate da resposta disso está ligada à comunicação e à arte de influenciar pessoas. Mas, claro que essa influência é do bem. Em A ARTE DE INFLUENCIAR PESSOAS, John Maxwell desperta o melhor de líderes e pessoas que querem fazer a diferença no mundo.
Se você ainda não viveu a experiência de calçar os sapatos do outro para entender a realidade dele, é melhor ler O PODER DA EMPATIA.  A prática dessa virtude vai mudar sua maneira de ser e se comunicar. O inglês Roman Krznaric convence pelos benefícios que expõe ao propor a prática da empatia como um recurso de transformação.
Em START WITH WHY, o norte-americano Simon Sinek ajuda a organizar o pensamento e desperta para o mais importante em um discurso: o porquê. Com o círculo dourado, que está logo na página 37, o autor mostra como o poder da inspiração pode mudar sua apresentação. Na Amazon, o ebook está em português.
Este livro traz lembretes fundamentais para empresas e pessoas físicas que, às vezes, renegam a importância da CONFIANÇA EXTREMA para os negócios e as relações. É um livro sobre honestidade como vantagem competitiva.
PENSAMENTO CRÍTICO E ARGUMENTAÇÃO SÓLIDA  é uma pérola do físico Sérgio Navega que mergulhou nos estudos da comunicação para dar orientações valiosas sobre como construir argumentação. Assista aqui uma entrevista que gravei com ele.

Eu não vendo nenhum dos livros que indiquei pra você, mas poderá encontrá-los em livrarias físicas e também na internet. Se quiser conhecer as minhas publicações, clique aqui e será direcionado para o site da minha editora, a Comunica, para ter acesso aos livros que eu já publiquei. Tem outros títulos a caminho e você será avisado.

 

Agora eu só posso lhe desejar ótima leitura e grandes aprendizados. Se quiser comentar sobre os livros da lista que já leu, publique um comentário para inspirar mais gente e caminhar por essa trilha também.

Aurea Regina de Sá

Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação, especializada em Media Training.

Comentar

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais
Aurea na imprensa

Podcast de hoje

Baixe seu ebook agora e transforme a sua comunicação!

Siga-me nas redes sociais!

Alguns clientes