Media Training e Comunicação Pessoal

Você sabe dizer não?

Entenda o caminho para um posicionamento firme

Se dizer NÃO ainda não é uma experiência tranquila, talvez se sinta incomodado com situações que pedem um posicionamento firme. Vamos falar sobre isso hoje?

Dizer não na hora certa não tem nada a ver com ficar bravo. Dizer não é mais do que negar algo que não lhe faz bem, é se posicionar. É ter auto-respeito e a consciência do seu verdadeiro lugar e também a certeza do que você deseja pra si mesmo. É claro que a manifestação desse NÃO pode ser leve e não agressiva. Pode e deve ser firme e não amedrontadora. Eu acredito que quando exercitamos a postura firme, demonstrando o que queremos, ninguém nos induz a nada que não desejamos.  A pior coisa que existe é sentir aquela angústia no peito de ter feito ou aceitado algo que não era do nosso agrado e que depois gera arrependimento.

E por que muita gente tem dificuldade de dizer não? A maioria acha que estará decepcionando o outro se não disser sim. ‘Ah, eu não quero magoá-lo, por isso aceitei a proposta que ele me fez’. Mas peraí: você queria fazer aquilo? Quer dizer que só pra não magoá-lo, você vai SE magoar? Não faz sentido. Inclusive o outro vai te respeitar ainda mais se mostrar o que pensa e sente. O seu posicionamento vai mostrar ao seu interlocutor que você tem opinião, conhece seus limites e o seu espaço e sabe o que quer para a sua vida. Isso gera admiração e cumplicidade.

Se você está sempre cedendo e se agredindo por isso, não pense que o outro vai te respeitar. Ele sabe que pode te ‘dobrar’ em todas as situações e poderá usar isso de maneira inadequada dependendo da ocasião.

Para se dar bem nesse desafio, avalie: o que você realmente quer?

Se o desejo do outro não for do seu agrado, proponha uma conversa, apresente seu ponto de vista e mostre que não gostou do que aconteceu ou do que a pessoa falou ou fez. É claro que você não vai precisar brigar, nem que o outro queira. Essa conversa não é uma discussão, é um papo de esclarecimento, um momento de colocar os pingos nos is.

Algumas dicas práticas para que isso flua de forma excelente:

– Olhe nos olhos do outro;
– Tenha uma voz firme. Não precisa gritar, mas mostre com a voz que você defende uma posição, afinal um tom de voz titubeante pode mostrar insegurança;
– Use palavras e expressões que mostram decisão, por exemplo: eu quero, eu não permito, eu não aceito, eu acredito.
– Evite talvez e eu acho. Ninguém acredita em alguém que pratica o achismo.
– Mostre que está do lado da pessoa, mesmo não concordando com ela.

E por fim: agradeça pela oportunidade de ter se posicionado. Você vai demonstrar maturidade e um nível de autoconhecimento elevado.

Vamos praticar?

Você que me acompanha já sabe que se comunicar bem não é só uma questão de técnica, portanto as dicas acima só servirão quando você estiver bem por dentro. Para esse roteiro, o caminho é o autoconhecimento. Quer uma sugestão de caminho? Vou compartilhar o que eu faço comigo:

– Mantenha-se acordado. Se não perceber quem é e o que acontece à sua volta, nada de importante poderá impactar;
– Questione a sua mente e o que ela traz pra você. Se viver escravo da mente, terá a sensação de que não consegue nada do que você quer;
– Questione os outros. Aceitar tudo sempre pode não acrescentar nada pra você. Perceba o que é realmente importante e invista nisso;
– Esteja de coração aberto para praticar virtudes. Quanto mais seguir o caminho da prática do bem, melhor vai se sentir;
– Mantenha-se atento para o reconhecimento dos seus pontos positivos. Quando você se valoriza, cria auto-respeito e os outros vão te enxergar da maneira como você se vê.

É um caminho sem volta, um roteiro que te presenteia com autoconfiança e plenitude. Está pronto para começar?

Aurea Regina de Sá

Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação, especializada em Media Training.

comentários

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais
Aurea na imprensa

Podcast de hoje

Baixe seu ebook agora e transforme a sua comunicação!

Siga-me nas redes sociais!

Alguns clientes