Media Training e Comunicação Pessoal

Otimista ou
pessimista?

Pra você, o copo está meio cheio ou meio vazio?

Talvez você diga que depende do ponto de vista, das condições de temperatura e pressão, mas eu lhe digo que é uma questão de decisão: afinal, o que você deseja ver?

Então, vamos às definições para começar o debate:

OTIMISMO é uma atitude mental que reflete uma crença ou esperança de que o resultado de algum esforço específico, ou resultados em geral, será positivo, favorável e desejável.

PESSIMISMO também é uma atitude mental de pessoas que antecipam resultados indesejáveis de uma determinada situação ou acreditam que coisas desfavoráveis vão acontecer na vida mais do que as favoráveis.

Ora, mas se os dois tipos de humor são atitudes mentais, que tal trabalhar a mente para que ela evite direcionar você para o lado mais pessimista? A PNL – Programação Neurolinguística – propõe dinâmicas que podem favorecer essa atitude mental positiva, se é o que você deseja. Uma delas é questionar a mente! Isso mesmo, você pergunta pra sua mente por que motivo ela só reclama, só vê o lado negativo de tudo e só conclui que nada vai dar certo antes mesmo de você tentar. Perceba se essas objeções da mente não estão deixando você paralisado, sem ação, sem iniciativa. Analise se esse comportamento não prejudica você e seu desenvolvimento como pessoa e profissional.

Mas, independente da opção pelo otimismo ou pessimismo, há também a questão do hábito, ou seja, alguém só vê o lado negativo porque sempre fez isso, porque aprendeu com a família, e se resolver analisar mesmo pode nem saber direito por que tem essa mania. Bom, hábitos são aprendidos e podem ser reciclados. A base de sustentação disso é, primeiro, reconhecer o que há de positivo em você. Então, eu vou te desafiar a fazer uma lista dos seus pontos positivos. Pegue um papel e uma caneta AGORA e liste tudo, tudo mesmo que você faz bem. Inclua seus comportamentos e qualidades. Sugiro que chegue a 70 itens! Uau, vale a pena, pode acreditar. Para isso dar certo é preciso estar ATENTO, ACORDADO, ANTENADO para ver o que é real, o que existe mesmo e não o pensamento negativo que às vezes nem existe de verdade.

Um dos benefícios imediatos de reconhecer o seu lado positivo será refletido no seu vocabulário. Palavras de reclamação, semblante desanimado e falta de iniciativa logo dão lugar a uma postura positiva e propositiva que vai estimular outra visão de mundo e outros resultados também.

Para colaborar com essa mudança de comportamento que vai refletir na sua comunicação, eu tenho um presente pra você. É o ebook 5 DICAS PARA USAR A COMUNICAÇÃO A FAVOR DA FELICIDADE,  que eu escrevi baseada na minha realidade e na minha decisão por mudar meus comportamentos. É só você enviar um e-mail pra mim e dizer que deseja receber, e eu envio o material gratuitamente pra você.

Estamos combinados? Quero ver que decisão você vai tomar agora!

Aurea Regina de Sá

Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação, especializada em Media Training.

Comentar

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais
Aurea na imprensa

Podcast de hoje

Baixe seu ebook agora e transforme a sua comunicação!

Siga-me nas redes sociais!

Alguns clientes