Coaching de Comunicação para falar melhor

Ouça mais e fale menos

Nós todos já passamos por algum desses colapsos de comunicação quando você e o seu colega de trabalho falam mais alto ou não se falam ao invés de escutar um ao outro. Mas você não chega a um consenso a menos que escute a outra pessoa. Da próxima vez que você e seu colega de trabalho começarem a discutir, tente escutar mais e falar menos. E enquanto faz isso, reflita:

– Você já está pensando no seu contra-argumento?
– Você está respondendo “sim” e logo em seguida dizendo “mas”?
– Você já interrompeu seu colega?

Esteja aberto à perspectiva dele — e à ideia de que você talvez possa estar errado. Se você não está ouvindo por conta da preocupação de ter uma resposta perfeita, lembre que você sempre pode dizer “Eu não tinha pensado dessa maneira antes. Você pode me dar um tempo para eu pensar sobre isso?”

Pouquíssimas pessoas vão reclamar de alguém que ouviu o que elas tinham a dizer e pediram um tempo para pensar antes de respondê-las.

Adaptado do artigo “In a Difficult Conversation, Listen More Than You Talk”, de Emma Seppala e Jennifer Stevenson. Artigo publicado na Harvard Business Review Brasil.

Aurea Regina de Sá

Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação, especializada em Media Training.

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AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

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