As reflexões que você fez na segunda sessão foram fundamentais para alavancar o seu desenvolvimento. Percebi sua permissão em discutir com você mesmo alguns pontos que poderiam estar guardados há algum tempo e você aceitou mexer para se aprimorar. Parabéns mesmo!

Para que o desenvolvimento seja consistente, como propõe o coaching, sugiro que faça as seguintes tarefas:

1. Baixe a Lista de Auto Poder  e preencha um pouco todo dia.

2. Mantenha o hábito que já cultiva e use a Lista da Gratidão.

↑ Essas duas ferramentas são importantíssimas e servem de base para encontrar os resultados.

3. Assista ao filme DIVERTIDAMENTE para observar os sentimentos apresentados e perceber a forma como os SEUS sentimentos atuam em VOCÊ.

https://youtu.be/YZGuu_rg4Os

4. Na palestra da Amy Cuddy, você vai encontrar um rico conteúdo sobre como usar a sua postura corporal para sentir PODER. Sugiro que entenda PODER da forma mais positiva possível (não é um poder maligno sobre o outro, é o seu poder, o que tem de positivo e o que é potencial de crescimento). Assista ao vídeo e reflita sobre o que ela propõe e que pode ajudá-lo a ter o POSICIONAMENTO que deseja. O objetivo dessa análise é relacionar o POSICIONAMENTO ALTIVO com a crença de que ’empregado tem que obedecer’.

Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ⚙ ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

5. Paralelamente ao trabalho de autoconhecimento, vou te ajudar nas questões técnicas de comunicação voltadas à apresentação em público. Confira as observações sobre seu vídeo:

        1. Você iniciou falando algo que não era exatamente o  foco da apresentação (pra falar a verdade, nem consigo entender muito bem, porque o som está ruim) e quando realmente quis chamar a atenção do público para o início da fala você ENFATIZOU a voz, elevou o volume. Esse é um recurso fantástico, Paulo. Eu chamo isso de ALTERNÂNCIA DE TOM, usado de forma estratégica. Parabéns.
        2. Grande reflexão sobre os 18 e muito pertinente com o momento e objetivo de sua apresentação. Não tinha pensado nisso antes, muito bom. Posso usar? rsrsrs
        3. O seu português é corretíssimo! Isso é um valor muito importante para manter a boa imagem pessoal e profissional. Cuide com alguns ésses que às vezes são engolidos no final das palavras.
          DICA: Na frase ‘a minha esposa que me dá o suporte para MIM fazer….’ , o correto para EU FAZER. Quando o verbo está no infinitivo (ou seja, a raiz do verbo; exemplos: estudar, comer, divertir, pressupor; com UR não existe), antes dele vem EU e não MIM. Pra se lembrar facilmente, pense que quem diz PRA MIM FAZER é índio e no português isso não está correto.
        4. Não vejo o público todo, mas percebo que você distribui bem o olhar para todos. As pessoas se sentem incluídas com isso.
        5. A movimentação corporal é ótima também. Mantenha isso: use gestos variados. SEMPRE o espectador precisa entender que o COMUNICADOR  é inovador e imprevisível. Tudo o que previsível, cansa.
        6. A mensagem de motivação é ótima. Muito bom! Eu gosto muito desse recurso!

      PONTOS POSITIVOS:
      – a voz é muito boa
      – velocidade da fala é muito adequada
      – existe a alternância de tom,  o que não deixa a fala monotônica (um tom só)
      – movimentação corporal é boa também
      – organização do discurso é atraente e interessante
      – interação com a plateia (olhares e o fato de dar nome às pessoas)
      – o discurso é fluído (sem interrupções ou grandes pausas)

      PONTOS DE MELHORIA:
      – não comer ésses
      – dizer ‘para eu fazer’
      – pode usar pausas curtas estratégicas para gerar suspense e prender a atenção
      – seu discurso tem conteúdo totalmente positivo, então caberia manter um semblante um pouco mais aberto e até com sorriso (como tem uma luz bem em cima da sua cabeça, não consigo ver totalmente seu rosto, mas não percebi o sorriso).

      Parabéns por seu desempenho! Mande gravações sempre que puder.

      → PRÓXIMA SESSÃO: 18 de dezembro de 2017, às 19h (horário de Brasília)

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