Geâne,

Aproveitando a auto-percepção que está mais ampla, vamos avançar na parte técnica da comunicação. Alguns recursos são mais fundamentais para uma apresentação e é neles que quero que preste mais atenção:

EXPRESSIVIDADE VERBAL (tom de voz, velocidade, ritmo, pausas, alternância de tom)
EXPRESSIVIDADE CORPORAL (gestos, movimentos do corpo, face)
VESTIMENTA (capricho e adequação de acordo com cada situação)
VIRTUDES (paciência, humildade, generosidade, flexibilidade)
DISCURSO (o que você diz, como diz, qual é o sentido do que diz)

Por favor, baixe as orientações que estão nesse link, leia com atenção e reflita sobre como pode usar os seus recursos de comunicação.

Os vídeos abaixo também podem ajudar você no entendimento de como os recursos de comunicação podem facilitar a interação e a atratividade com o interlocutor. Avalie os dois e tire suas conclusões (vamos conversar sobre isso na próxima sessão).

Obs.: Por gentileza, não compartilhe os seus exercícios com a Susan, porque pode não ser produtivo pra ela adiantar o processo sem minha condução, ok? 

VÍDEO 1:


VÍDEO 2
:

Eu sei que você percebeu que nos dois vídeos os comunicadores estão olhando (ou deveriam) para a câmera, porque neste caso, ela é o olho do telespectador. Quando você tem um ser humano à frente e vai interagir com ele, deverá olhar nos olhos para conseguir conexão.

A prática da boa conversa se dá pela conexão, por que como diz John Maxwell, autor de TODOS SE COMUNICAM, POUCOS SE CONECTAM, se comunicar é muito pouco; devemos nos conectar. Obs.: esse é o meu livro preferido. De todos que já li esse realmente me fez entender o que significa se comunicar bem.Sugiro que leia especialmente o capítulo 6 (baixe aqui) e, depois com calma, pode ler o livro todo (baixe na página principal da sua área restrita). Você pode colocar em prática o que ele propõe e alguns conhecimentos podem ser úteis nesse laboratório:
1.
O olho no olho com interesse em ouvir o outro (isso significa não desviar o olhar enquanto fala com o outro);

2. A escuta realmente ativa, focado no outro. Não basta só ouvir, tem que escutar (ouvir é quando o som é captado pelo ouvido; escutar é prestar no que ouve);

3. A prática do rapport, o espelhamento das manifestações do outro:
– expressão corporal: gestos, movimentos em geral
– expressão verbal: ritmo da fala, alternância ou monotom e conteúdo: tipos de palavras.

Neste comercial, em que situações você percebe o rapport?:

4. Empatia: colocar-se no lugar do outro para observar e sentir o que ele pense e sente.

No final das contas, empatia e rapport estão muito próximos, ou seja, você só entra em rapport com o outro se tem empatia e é por que tem empatia que entra em rapport. Fique atento para praticar isso no seu dia a dia e perceba como o outro recebe você.

ANÁLISE DO PPT: Você pode baixar aqui o seu arquivo em Power Point e verificar as observações que fiz em cada slide. Você vai perceber que as sugestões têm o objetivo de manter a plateia focada em você e não no PPT para que você mantenha a conexão com o público e transmita a mensagem com mais fluidez e atratividade.

PRÓXIMA SESSÃO: 08 de maio de 2018, às 19h (horário de Brasília).