Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

7 livros sobre Media Training que todo porta-voz deve ler

Ótimas recomendações para quem deseja melhorar o desempenho como entrevistado.

Ler é uma das formas mais legítimas para adquirir conhecimento. É claro que a vivência prática ensina muito, mas nos livros está grande parte do conhecimento que você pode ter para avançar em qualquer área da vida.

Neste post, eu separei 7 livros sobre Media Training que todo porta-voz deveria ler e se preparar melhor para conceder entrevistas jornalísticas.

A lista tem títulos mais antigos, mas que não perderam a validade por seu conteúdo profissional e adequado para a postura de quem representa uma marca diante da imprensa. E também materiais mais novos com orientações de profissionais das áreas de Comunicação Empresarial e Media Training. As lições servem tanto para profissionais de comunicação como para porta-vozes que lidam com a imprensa:

Quem tem medo de ser notícia?
O livro foi publicado no ano 2000 pela jornalista Marilene Lopes, responsável pela área de Comunicação Corporativa da Xerox do Brasil entre 1974 e 2000. Nas 91 páginas do material editado pela Makron Books, a autora compartilha a vivência como profissional dedicada à criação e implantação de estratégias para tornar forte a marca que representou por 26 anos.


✔ Você na telinha
O jornalista Heródoto Barbeiro reuniu nesse livro orientações para que o porta-voz possa usar a mídia a seu favor. De leitura fácil e muito fluida, o material lista ações práticas para quem deseja entender melhor a imprensa e como proceder nas entrevistas. O livro é de 2002 e a editora é a Futura.


✔ Diário de uma crise: lições do caso Parmalat
Sob o ponto de vista de dois executivos que viveram a crise na Parmalat, o livro compartilha detalhes sobre momentos tensos da companhia e suas estratégias para transformar processos e, especialmente, criar uma nova comunicação. Os autores Afonso Champi e Djalma Barbosa oferecem um verdadeiro manual de como enfrentar dificuldades e viver a comunicação corporativa na crise. A publicação é de 2004, editada pela Qualitymark.


✔ Portas abertas
Célia Valente e Walter Nori deixam um legado extraordinário com o livro Portas Abertas. O material editado em 1990 pelo Círculo do Livro é o relato da experiência da Rhodia na área de comunicação social entre 1982 e 1988, sob o  comando do jornalista e relações públicas Walter Nori. A reviravolta na forma de se comunicar com a sociedade fez com que a indústria química passasse do ‘nada a declarar’ à política de portas abertas com convites frequentes para que a comunidade participasse das atividades internas da companhia. A vivência da empresa virou case na área de comunicação empresarial e ensina porta-vozes a se comunicarem como Edson Vaz Musa, o então presidente.


✔ Media Training: como agregar valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa
A jornalista Luciane Lucas organizou o material com artigos de 8 profissionais que apresentam suas visões sobre o treinamento de mídia, que vão do trabalho da assessoria de imprensa à entrevista para a imprensa. Textos consistentes e recheados de informações profissionais estão na publicação editada em 2007 pela Summus Editorial.


✔ Media Training: melhorando as relações da empresa com os jornalistas
O professor Nemércio Nogueira é o autor do livro editado em 1999 pela Cultura Editores Associados. O livro é dirigido a executivos de empresas, estudantes de Administração e Comunicação, além de consultores e assessores de comunicação que desejam compreender por que uma empresa deve dar informações à mídia e construir um bom relacionamento com a imprensa.


✔ Backstage: lições de Media Training em 31 histórias sobre os bastidores de entrevistas jornalísticas
Por último, vou pedir licença pra indicar o meu livro, publicado no final de 2017 pela minha editora, a Comunica. Eu reuni passagens da época em que fui repórter de tv e aproveito as entrevistas para destacar deslizes de porta-vozes (sem nomeá-los para não expô-los) e indicar as práticas corretas.

Ao final de cada capítulo, há uma seção chamada APRENDA COM A ESPECIALISTA em que eu recomendo ações e comportamentos que podem melhorar a relação entre porta-voz e jornalista. O livro é muito prático e recheado de orientações para quem deseja aprimorar o desempenho como entrevistado. Baixe grátis o primeiro capítulo e reserve o seu aqui.

Alguns dos livros indicados não estão mais disponíveis em livrarias, mas você pode encontrá-los pela internet em sebos como Estante Virtual.

Aurea Regina de Sá

Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação, especializada em Media Training.

Comentar

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais
Aurea na imprensa

Assine meu podcast

Baixe seu ebook agora e transforme a sua comunicação!

Siga-me nas redes sociais!


Alguns clientes





0