Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

.

Nestes 18 anos de prática de Media Training percebo quanta gente ainda confunde o objetivo dos dois treinamentos e usa incorretamente os nomes de cada um: Media Training é uma coisa, Oratória é outra. Sempre que recebo um pedido de orçamento e percebo a incoerência, pergunto: ‘e todos esses participantes que irão fazer o treinamento falam com a imprensa?’ Invariavelmente, a pessoa responde: ‘não, nenhum fala. Nós queremos o treinamento para eles se expressarem melhor em reuniões e apresentações públicas’.

Ah, então, não é um Media Training.

Media Training é treinamento de mídia, ou seja, para habilitar quem dá entrevistas jornalísticas.

Neste caso, ‘mídia’ é imprensa. Num programa de Media Training o participante é convidado a se conhecer melhor para se expressar bem, mas ele também recebe muitas orientações sobre a rotina de uma redação, a produção da notícia, dinâmica da entrevista, edição, o perfil do jornalista, a estrutura da resposta, enfim, tudo que está relacionado a Jornalismo.

Então, não faz sentido alguém que não dá entrevistas, ou seja, não é porta-voz, fazer um treinamento chamado Media Training se o objetivo é aprender a se expressar melhor em público.

Para quem tem esse desejo, recomendo que escolha um programa que inclua o autoconhecimento e não apenas técnicas de Comunicação, porque para se comunicar melhor não basta repetir o que é melhor a se fazer e sim fazer o que melhor convém para o momento. E isso inclui se sentir bem ao agir naturalmente.

Mas, como agir naturalmente se há desconforto?

Por isso, técnicas só não bastam. Imagine alguém que se sente mal ao se expor em público e tem medo do julgamento, sofre com o momento, ainda ter que assimilar técnicas para agir como um robô. Realmente isso não funciona e pode amedrontar ainda mais o candidato.

Para se livrar do medo de falar em público (e isso vale para quem faz apresentações, participa de reuniões ou dá entrevistas para a imprensa), é fundamental SE CONHECER PRIMEIRO para saber lidar com as emoções, reforçar a autoconfiança e desempenhar o papel de comunicador com tranquilidade.

Então, espero ter contribuído para o entendimento:

Media Training: treinamento para profissionais que dão entrevistas para a imprensa para divulgar a própria marca (artistas, atletas, profissionais liberais) ou a marca que representam (executivos, gestores de órgãos público).

Coaching de Comunicação: treinamento para qualquer pessoa que tenha o desejo de se comunicar melhor para se relacionar de forma saudável, se apresentar em público, participar e guiar reuniões e ter autoconfiança para se pronunciar em suas oportunidades de visibilidade.

Aurea Regina de Sá

Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação, especializada em Media Training.

Comentar

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais
Aurea na imprensa

Assine meu podcast

Baixe seu ebook agora e transforme a sua comunicação!

Siga-me nas redes sociais!


Alguns clientes





0