Tem até música pra ilustrar o comportamento de insatisfação de quem se sentiu magoado com determinada fala ou ação. O verso ‘tá de mal? come sal na panela do mingau!’ é uma cantiga infantil, normalmente anunciada quando alguém se magoa com a atitude do outro. Mas, não é incomum ouvir isso de adultos também.

Veja se você já passou por situações como as que descrevo abaixo:

Com o volume de informações que recebemos todos os dias, a necessidade de reter, filtrar e organizar dados é muito maior. Confiar na memória pode ser perigoso e às vezes somos traídos por acreditar que vamos conseguir lembrar de tudo. O que poderia ser considerado um erro por falta de planejamento e não negligência, por vezes é interpretado como algo proposital.

Então, como lidar com a expectativa exagerada do outro sem parecer que está desvalorizando a pessoa dele?

É importante que o cliente, fornecedor ou parceiro profissional entendam que você não está subestimando a pessoa dele e também não deve passar a ideia de que não se importa. Pedir desculpas é um ato de respeito e deve ser praticado sem restrições.

Se mesmo com esses cuidados, ainda houver mágoa ou sentimento de rejeição por parte do seu interlocutor, é válido tentar entender qual é a necessidade dele para cobrar de você uma atenção desmedida e imediata. E é importante salientar que você não tem que atender a essa necessidade, apenas compreender para lidar melhor com a pessoa e com a situação. Lembre-se da prática da empatia, tão útil para promover relacionamentos saudáveis.