A virtude da gentileza pode fazer mágica! É só começar a praticar, e você percebe os efeitos sobre a sua forma de ser. E como a comunicação é reflexo de quem somos, a gentileza age também sobre a maneira como nos comunicamos.

O segredo está em criar o hábito, afinal, só a vivência prática pode consolidar o aprendizado. Quer ajuda para começar?

Listei algumas sugestões para incorporar a virtude da gentileza no seu dia a dia:

1. Esteja ANTENADO. A percepção é a maior aliada da autotransformação, porque quanto mais perceptivos estivermos, mais ganhamos. Então, se vir alguém precisando de ajuda, não espere ouvir o pedido claro e específico, simplesmente tome a iniciativa. Pode ser para dar passagem para outro motorista no trânsito, para segurar a porta do elevador para o outro aproveitar a mesma viagem ou auxiliar um colega de trabalho em dúvida com alguma tarefa. Não hesite em dar o primeiro passo e oferecer sua ajuda. Isso é ser gentil;

2.  Seja DOADOR. Comunicar-se bem é um ato de doação. Quando você se comunica, se entrega para o outro, dá um pouco de si, compartilha, reparte. Na ânsia de ter o controle  de tudo, alguém pode hesitar em não se doar, até por medo de não ser aceito, então se fecha e perde a oportunidade do contato com o outro, da doação, da gentileza;

3. Faça o BEM. A satisfação que você terá depois de tomar iniciativa e se doar vai proporcionar bem-estar. E então vai ter vontade de fazer o bem de novo para sentir bem-estar outra vez. Na verdade, quando fazemos o bem, ganhamos mais do que quem recebe a gentileza.

Em quais situações do seu dia você pode incluir a prática da gentileza? Experimente e perceberá como a sua forma de se comunicar pode avançar com um simples ato gentil.

Você poderá gostar também de ler mais sobre virtudes. Nesse artigo eu listei outras práticas do bem que podem ajudá-lo a aprimorar a sua forma de se comunicar.